As aromáticas com maior poder antioxidante


As ervas aromáticas são uma fonte rica em polifenóis, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e mantém o equilíbrio entre os microorganismos bons e maus do sistema digestivo.

Esta é a lista das aromáticas com maior teor de polifenóis, ou seja, alimentos perfeitos para a sua dieta:

1. Orégão: é um anti-inflamatório;
2. Alecrim: óptimo para a indigestão;
3. Tomilho: é um calmante natural;
4. Salva: reduz a ansiedade.

A tradicional tarte de maçã americana


Para a massa:

Numa tigela misture 2 cups de farinha sem fermento e 1/2 colher de chá de sal. Adicione 2/3 de cup de manteiga em pedacinhos pequenos. Não mexa. Aliás, esta massa deve ser pouco mexida...

Junte 1 colher de sopa de água fria a uma parte da mistura e, com o garfo, misture ligeiramente, só até absorver o líquido. Repita este processo 6 vezes, colocando a água onde a mistura ainda está seca.

Divida a massa a meio com uma faca e faça uma bola com cada uma das metades.

Molhe um pano de cozinha, escorra a água em excesso e coloque na bancada. Salpique farinha sobre o pano e estique uma das metades da massa até fazer um círculo com cerca de 26cm de diâmetro.

Unte e enfarinhe uma forma de tarte de 24cm de diâmetro (22cm na base). Pegue no pano e, cuidadosamente, coloque a massa na forma.

Para o recheio:

Misture 3/4 de cup de açúcar2 colheres de sopa de farinha sem fermento1 colher de chá de canela em pó e 1/2 colher de chá de cardamomo moído. [Se preferir, pode reforçar as especiarias com mais 1/2 colher de chá de canela e 1 pitada de noz moscada moída] Acrescente 6 cups de maçãs descascadas e finamente fatiadas.

As maçãs devem ser novas e ligeiramente verdes, porque têm alguma acidez. Se só tiver maçãs maduras, junte 1 colher de sopa de sumo de limão.

Misture tudo e coloque sobre a massa.

Para cobrir a tarte, repita o processo anterior de esticar a bola de massa, colocando-a agora por cima do recheio, tapando totalmente a forma. Corte a massa em excesso e aperte as extremidades, para que o recheio fique completamente isolado. A melhor forma é dar pequenos "beliscões" a toda a volta.

Cubra as bordas da tarte com 1 tira de papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante 25 minutos. Retire o papel de alumínio e leve novamente ao forno durante mais 25 minutos.

É deliciosa servida quente, com gelado de baunilha.
Print Friendly and PDF