Massa "misture e frite"


A técnica chinesa de cozinha do "stir fry" (misture e frite), que já se generalizou na língua inglesa, descreve a forma de cozinhar no wok e consiste na arte de misturar e fritar, atirando a comida para o ar e controlando sempre a temperatura.

O Mercado Saloio não tem pretensões de dominar esta técnica e faz aqui a sua versão modesta de um stir-fry, misturando, à portuguesa, com uma colher de pau)...


Aqueça o wok até estar bem quente e, só então, deite 1 fio de óleo vegetal (não ponha azeite porque o sabor é demasiado dominante neste prato) com 350g de fatias de bife de lombo, já temperadas  com 1 colher de chá de sal grosso2 dentes de alho picados, 1 dedo de gengibre fresco ralado e 2 malaguetas frescas picadas. Abuse no picante! "Misture e frite" durante 2 minutos.

Adicione 300g de rebentos de feijão (o Mercado utilizou rebentos de feijão mungo), 2 colheres de sopa de molho de soja e o sumo de 1/2 limão nos últimos 30 segundos da fritura.

Deite a mistura numa tigela e, sem lavar o wok, coloque mais 1 fio de óleo e salteie 1 pimento vermelho cortado às tiras, 1/2 couve lombarda cortado em tiras bem fininhas e 1 cebola picada durante 2 ou 3 minutos (se gostar dos vegetais quase «al dente», cozinhe ainda menos).

[Pode, naturalmente, utilizar outros vegetais, como ervilhas de quebrar e bróculos...]

Desligue o lume e coza 250g de massa chinesa (noodles) em água salgada, durante 3 minutos. Coe rapidamente para a massa não continuar a cozer e junte aos vegetais no wok. Com o lume no máximo, "misture e frite" novamente, até sentir que a massa absorveu bem os líquidos libertados pelos vegetais.

Junte a mistura da carne, desligue o lume e adicione 1 mão cheia de coentros frescos picados por cima.

Pepino: com ou sem casca?

Diz-se que o pepino é indigesto e que, por isso, deve ser comido com casca. Também há quem diga o contrário, mas isso será má-disposição crónica...


A verdade é que a casca do pepino contém fibra, que facilita a digestão. Convém por isso comê-lo com casca. Idealmente às rodelas, em saladas. Não tenha medo das sementes!

O problema da casca é que se torna demasiado rija quando o vegetal amadurece. Ou seja, o pepino deve ser comido verde.

Courgettes recheadas


Corte 2 courgettes do Mercado ao meio, retire o interior com uma colher e reserve. Polvilhe o interior das courgettes ocas com sal grosso e azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 175ºC, durante 10 minutos.

Pique 1 cebola e salteie em azeite. Acrescente 1 cenoura cortada aos cubos. Tempere com sal, pimenta preta moída e 1 fio de molho picante. Deixe cozinhar durante 10 minutos.

Noutra frigideira, salteie 4 dentes de alho, com casca, esmagados e adicione 200g de feijão cozido (veja a nossa receita aqui), esmagando um pouco com a colher de pau.

Junte tudo aos restantes vegetais e retifique os temperos. Recheie as courgettes com esta mistura, cobrindo com queijo da Ilha ralado e amêndoa laminada.

Leve ao forno, pré-aquecido a 175ºC, durante 25 minutos.

[Se sobrar recheio. coloque-o num pirex, cubra com queijo e amêndoa e leve ao forno, juntamente com as courgettes.]

Massa com molho de agrião


Faça um molho béchamel. Derreta 30g de manteiga num tacho em lume brando e acrescente, lentamente, 30g de farinha (coloque a farinha cuidadosamente em cima de um coador e, com uma mão, misture com uma colher de pau e, com a outra, agite cuidadadosamente o coador para a farinha ir caindo devagar na manteiga derretida). Quando estiver bem misturado, desligue o lume.

Aqueça 1/2l de leite meio gordo no microondas. Adicione o leite quente à mistura de manteiga e farinha, mexendo vigorosamente com uma vara, para evitar os grumos. Coza o molho em lume brando durante 10 minutos. Tempere com salnoz moscada e pimenta preta. Retire do lume.

Numa panela com água salgada a ferver, deite 1 molho de agrião (corte os pés do molho de agrião do Mercado Saloio ao longo do fio de atar, lave bem o molho e coloque o agrião, com caules e tudo na água a ferver). Deixe ferver 8 minutos e coe as verduras.

Junte 1 concha de sopa do molho béchamel ao agrião cozido e passe muito bem com a varinha mágica. Depois junte mais 1 concha de molho e passe mais um pouco. Este molho resulta bem se estiver totalmente homogénio. Junto o resto do béchamel ao agrião e retifique os temperos. Termine com 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco.

Coza 500g da sua massa favorita em água salgada, coe e misture com o molho. Adicione azeite a gosto. Sirva com queijo da Ilha ralado. Acredite ou não, apesar de ser verdíssimo, as crianças vão adorar!

Como conservar os verdes do Mercado


Já reparou que os vegetais ficam murchos de um dia para o outro no frigorífico? O que acontece é que o frio seca. O que os verdes necessitam mesmo é de água.

Por isso, a melhor forma de conservar os vegetais é colocá-los num recipiente com água a cobrir a raiz e reservar num local escuro e fresco.

Se preferir o frigorífico, deverá lavar as folhas dos vegetais, secá-las, fechá-las em sacos de plástico e guardá-las nas gavetas inferiores do frigorífico, que é a zona menos fria.

Percebes à moda do Magoito

Um dos produtores do Mercado, da zona do Magoito, apanha percebes - para quem não sabe, a apanha é feita consoante as marés - e ofereceu-nos. Nunca comemos tão frescos!


Passe 1Kg de percebes por água corrente.

Coloque ao lume 1l de água e uma boa quantidade de sal grosso. Quando começar a ferver, adicione os percebes e deixe cozinhar durante 2 minutos.

Coe, deixe arrefecer e coloque os percebes no frigorífico. Devem ser servidos frios e com uma pitada de sal.

"Tiramisu" de maracujá e vinho do Porto


Esta é uma sobremesa inspirada numa receita de Nigella Lawson, mas com ingredientes portugueses.

Coloque 200g de palitos La Reine num prato raso, com um ligeiro rebordo, e regue com 70ml de vinho do Porto branco. Amontoe mais 200g de palitos La Reine e regue com outros 70ml de vinho do Porto branco. Reserve.

Bata 500ml de natas com 4 colheres de chá de açúcar em pó, até estarem firmes, mas não rígidas. Retire o interior de 2 maracujás para a taça com natas e misture.

Coloque as natas sobre os palitos molhados. Retire a polpa de mais 6 maracujás e verta sobre as natas.

Leve ao frigorífico durante 30 minutos antes de servir.

Para que serve o bouquet garni


Se não quiser sentir as ervas aromáticas entre os dentes - por exemplo, os pauzinhos de tomilho (na imagem) podem ser desagradáveis -, basta atá-las com um cordel, colocá-las no tacho e, quando terminar a receita, retirá-las.

O aroma, que é para isso que utilizamos estas ervas na cozinha, fica todo lá.

Sopa do mar com leite de coco


Coza 3 batatas descascadas com 2 alhos franceses cortados às rodelas em pouca água, durante 20 minutos, e passe com a varinha mágica.

Junte 400ml de leite de coco, lascas de 1 posta de bacalhau demolhado, mas cru, 250g de camarão descascado, 200g de milho doce cozido, 1 folha de louro e o sumo de 1 limão. Deixe ferver e cozinhe durante 5 minutos.

Retifique o sal e acrescente pimenta preta moída. Ao servir, salpique cada malga com uma dose generosa de coentros frescos picados.

Esta sopa fica lindamente com picante. O Mercado colocou 1 malagueta marinada (veja a receita aqui), mas pode picar uma malagueta fresca e salpicar a sopa na altura de servir.

Esta receita é verdadeiramente multicultural. Pegámos numa versão inglesa da chef Nigella Lawson de uma sopa de peixe asiática e demos-lhe um toque português com o nosso bacalhau salgado.

Focaccia [pão para acompanhar quase tudo]


Esta receita, adaptada da revista GoodHousekeeping, é perfeita para quem prefere que seja o robot de cozinha a amassar o pão.

Coloque 500g de farinha na tigela do robot de cozinha com a pá de pão. Junte 1 pacote de fermento rápido, 2 colheres de chá de sal, 100ml de azeite e 300ml de água morna. Bata na velocidade média-lenta durante 5 minutos.

Cubra a tigela com papel aderente untado com azeite e deixe num local quente a levedar durante 1h30.

Unte um tabuleiro de ir ao forno com azeite e coloque a massa no tabuleiro. Com os dedos, molde a massa para que fique da forma de um rectângulo de 20cm x 30cm. Cubra novamente a massa com película aderente, untada com azeite [parte untada para baixo] e deixe levedar novamente num local quente durante 30 minutos.

[O papel aderente fica colado à massa.]

Numa tigela pequena, bata 3 colheres de sopa de azeite com 25ml de água. Espete os dedos enfarinhados na massa até as covinhas tocarem no tabuleiro. Coloque a mistura de azeite e água sobre a massa e salpique com 1 colher de chá de sal grosso e as folhinhas de 2 ramos de alecrim.

Leve ao forno, pré-aquecido a 220ºC, durante 25 minutos e prepare-se para perder a cabeça com este pão delicioso.
Print Friendly and PDF