Pasta a la Norma


Tire metade da casca de 2 beringelas grandes e corte-as aos cubinhos (tamanho de cubinhos de açúcar).

Se as beringelas tiverem muitas sementes, deite fora o excesso. Coloque metade dos cubinhos numa frigideira bem regada com azeite (sem sal) e frite bem durante 8 minutos. Retire os cubinhos fritos para a travessa de servir a massa e frite os restantes cubinhos da mesma forma, na mesma frigideira.

O objectivo de fazer 2 doses é para a beringela não estufar, mas sim fritar. Agora sim, tempere as beringelas fritas com cerca de 1 colher de chá de sal grosso.

Faça o molho de tomate. Pode seguir a nossa receita aqui (clique para ver) Se quiser "despachar" a refeição, coloque 2 latas de tomate inteiro pelado na mesma frigideira, com azeite, 2 dentes de alho esmagados com casca e deixe cozer, sem mexer, pelo menos durante 20 minutos. No final, tempere a gosto com sal e pimenta.

Quando o molho de tomate estiver pronto, acrescente a beringela frita e deixe cozer lentamente mais 15 minutos, com 1 malagueta (opcional).

Antes de desligar, acrescente 1 colher de chá de vinagre de cidra e oregãos secos e retifique os temperos.

Entretanto, coza 500g de massa (a que quiser; o mercado utilizou farfalle). Depois de coar a massa, disponha-a na travessa de servir e misture com o molho de beringela.

Em cima, coloque 150ml a 200ml de requeijão (a receita siciliana original pede ricotta, mas decidimos fazer à portuguesa), 40g de queijo Ilha ralado e 1 mão cheia de folhas de manjericão frescas.
Print Friendly and PDF