Massa com molho de agrião


Faça um molho béchamel. Derreta 30g de manteiga num tacho em lume brando e acrescente, lentamente, 30g de farinha (coloque a farinha cuidadosamente em cima de um coador e, com uma mão, misture com uma colher de pau e, com a outra, agite cuidadadosamente o coador para a farinha ir caindo devagar na manteiga derretida). Quando estiver bem misturado, desligue o lume.

Aqueça 1/2l de leite meio gordo no microondas. Adicione o leite quente à mistura de manteiga e farinha, mexendo vigorosamente com uma vara, para evitar os grumos. Coza o molho em lume brando durante 10 minutos. Tempere com salnoz moscada e pimenta preta. Retire do lume.

Numa panela com água salgada a ferver, deite 1 molho de agrião (corte os pés do molho de agrião do Mercado Saloio ao longo do fio de atar, lave bem o molho e coloque o agrião, com caules e tudo na água a ferver). Deixe ferver 8 minutos e coe as verduras.

Junte 1 concha de sopa do molho béchamel ao agrião cozido e passe muito bem com a varinha mágica. Depois junte mais 1 concha de molho e passe mais um pouco. Este molho resulta bem se estiver totalmente homogénio. Junto o resto do béchamel ao agrião e retifique os temperos. Termine com 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco.

Coza 500g da sua massa favorita em água salgada, coe e misture com o molho. Adicione azeite a gosto. Sirva com queijo da Ilha ralado. Acredite ou não, apesar de ser verdíssimo, as crianças vão adorar!
Print Friendly and PDF