Tarte tatin de vegetais


Corte aos cubos 175g de cenouras175g de cebolas175g de raiz de aipo e 175g de nabos. Coloque num tabuleiro, forrado com papel de alumínio, e salpique com 1 colher de chá de sal grosso, 1 colher de chá de sementes de coentros e 1 colher de chá de sementes de funcho, previamente esmagadas no almofariz. Termine com 1 fio de azeite.

Leve ao forno, pré-aquecido a 220ºC, durante 20 minutos.

Retire os vegetais do forno e acrescente 3 dentes de alho picados. Cozinhe durante mais 10 minutos. Finalmente, junte 175g de alho francês cortado às rodelas, misture e leve novamente ao forno durante 10 minutos. [Se achar que os vegetais estão a queimar, reduza ligeiramente a temperatura do forno.]

Retire os vegetais do forno e reserve.

Numa frigideira grande, que possa depois ir ao forno, derreta 50g de manteiga com 2 colheres de chá de açúcar1 colher de sopa de sumo de limão e 50ml de água. Deixe cozinhar até começar a ganhar cor.

Junte 75g de alperces secos, cortados em pedaços pequenos, e os vegetais assados à mistura de açúcar e cozinhe durante 10 minutos. Retifique os temperos, com sal e pimenta preta.
Tape a frigideira com 1 folha de massa folhada (225g). Atenção: se comprou congelada, deixe-a descongelar e coloque-a no frigorífico 30 minutos antes de começar a receita, para refrigerar.

Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 25 minutos. Retire, deixe arrefecer 5 minutos e vire-a ao contrário.
Print Friendly and PDF