Peixe no forno com couscous


Corte 3 tomates em fatias finas e coloque numa folha de papel vegetal, com sal grosso e tomilho por cima. Leve a forno, pré-aquecido a 180ºC, durante pelo menos 1 hora.

[A ideia é secar o tomate, sem o deixar queimar. Se estiver a queimar, reduza a temperatura.]

Coloque 125g de couscous num pirex rectangular pequeno, polvilhe com 1 pitada de açafrão da índias. Junte 125ml de água a ferver, tape e deixe o couscous absorver a água durante 5 minutos. Depois, mexa o couscous com um garfo e condimente com sal grosso, casca e sumo de 1 limão, folhas de tomilho, pimenta preta moída e as fatias de tomate que assou no forno.

Prove e retifique os temperos, até ficar ao seu gosto.

Recorte 4 folhas de papel vegetal, aproximadamente com 30cm x 30cm, coloque em cada folha de papel vegetal o couscous no centro e 1 posta de peixe por cima [o Mercado utilizou perca, mas poderá utilizar uma posta de pescada, cherne ou maruca, por exemplo].

Polvilhe o peixe com sal grosso, pimenta preta moída, tomilho e 1 fio de azeite. Embrulhe o couscous e o peixe, não deixando qualquer abertura, mas dando algum espaço em cima do peixe, para o vapor subir dentro do embrulho.

Leve ao forno, pré-aquecido a 220ºC, durante 15 minutos ou até o peixe estar cozinhado. Sirva imediatamente com uma salada verde.

Esta é uma receita adaptada da revista britânica "Good Housekeeping"
Print Friendly and PDF