Ossobuco à italiana

Tempere 6 fatias grossas de ossobuco de vitela com sal grosso e pimenta preta e passe-as por farinha. Numa panela grande, frite-as em azeite dos dois lados, até ficarem douradas.

Retire as fatias e, sem lavar a panela, faça um refogado na mesma gordura [os restos de farinha e carne vão engrossar e dar sabor] com 1 cebola picada, 1 cenoura1 bolbo de funcho1 caule de aipo, com folhas e tudo, cortados aos cubinhos.

Tempere e deixe cozinhar uns minutos. Adicione 3 dentes de alho picado, 2 tiras de casca de laranja e 2 folhas de louro e cozinhe mais uns minutos.

Junto aos vegetais 1 copo de vinho branco, deixe levantar fervura e reduza o molho durante cerca de 5 minutos. Acrescente 1/2 copo de água1 lata de tomate inteiro pelado (com o líquido). Deixe levantar fervura novamente e deixe a fervinhar durante 10 minutos.

Coloque as fatias de carne sobre os vegetais, assim como todo o líquido que a carne possa ter libertado. Deixe levantar fervura e deixe a estufar, no mínimo, durante 2 horas.

Enquanto a carne está a estufar, prepare a "gremolata". Trata-se de uma mistura de 2 colheres de sopa de salsa picada com 1 colher de chá de alho picado e 1 colher de chá de raspa de limão. Coloque a "gremolata" no frigorífico enquanto a carne acaba de estufar.

No final, misture a "gremolata" com a carne e sirva com arroz branco ou puré de batata.
Print Friendly and PDF