Feijão dourado com bolinhos de bacalhau

O FEIJÃO:
Coloque de molho 250g de feijão branco seco de um dia para o outro. Coza-o em bastante água e sal, com 3 cenouras médias. O feijão tem que ficar bem cozido!

Num tacho à parte, faça um refogado com 1 cebola picada e azeite. Junte o feijão cozido e a cenoura esmagada no passe-vite. Acrescente água, até cobrir o feijão, e deixe levantar fervura. Diminua o lume e tape.

Bata vigorosamente 5 gemas de ovos. Acrescente um pouco da água da cozedura do feijão às gemas, para não as deixar cozer, e, uns minutos antes de servir, junte ao feijão. Faça-o lentamente e sempre a mexer. Quando voltar a ferver, desligue, tape e leve à mesa.

Acompanha com arroz branco, uma salada de alface bem temperada e bolinhos de bacalhau.
OS BOLINHOS DE BACALHAU:
Coza 3 postas de bacalhau e 4 batatas.

Retire as espinhas e a pele do bacalhau, desfaça-o em lascas, embrulhe-as num pano e bata com o pano na banca de cozinha até sentir que o bacalhau está desfeito.

Esmague as batatas no passe-vite e junte-as ao bacalhau. Acrescente 1 cebola bem picada, 1 molho de salsa picada, 4 ovos e mais 2 gemas de ovo. Misture bem. O preparado deve ficar macio.

Molde a mistura com 2 colheres de sopa e leve a fritar numa frigideira com óleo bem quente. Retire quando os bolinhos estiverem dourados e ponha numa travessa com papel de cozinha.
Print Friendly and PDF