Risotto de cogumelos shitake

O risotto é bom acabado de fazer, portanto ponha a mesa e organize tudo para o jantar antes de começar a fazer este prato.

Faça um caldo de vegetais ou carne [veja a receita aqui] Vai precisar de 1 litro. Se não fez o caldo de propósito para o risotto, descongele-o e coloque-o numa panela, em lume brando, sem deixar ferver.

Numa panela (estilo wok), faça um refogado com 3 cebolas e 3 dentes de alho picados, um fio de azeite1 colher de sopa de manteiga. Quando ganhar cor, adicione 300g de cogumelos shitake cortados grosseiramente e folhas de tomilho.

O Mercado também juntou 100g de cevada cozida. Não é necessário, mas dá um sabor que lembra nozes e uma textura diferente ao risotto. Atenção: a cevada tem de cozer durante 3 horas, em muita água, antes de ser utilizada.

Pese 275g de arroz para risotto (Arbório, Vialone Nano ou Carnaroli) e misture bem com os outros ingredientes. Acrescente 1 copo de vinho branco, 1 e 1/2 colher de chá de sal grosso e continue a misturar.

A partir deste momento, o risotto demora 18 a 20 minutos a cozinhar. Vá acrescentando o caldo quente, 1 concha de sopa de cada vez. Só acrescente a concha seguinte depois do arroz já ter absorvido todo o líquido. O arroz deve estar sempre a ferver levemente, portanto vá controlando o lume. Reserve uma concha de sopa de caldo para o final.

Aos 18 minutos, prove o arroz. Deve ter alguma textura mas tem de estar cozinhado (atenção que o arroz ainda vai cozinhar uns minutos no wok antes de chegar à mesa).
Retire do lume, junte mais 1 concha de sopa de caldo e 150g de parmesão reggiano ralado. [Não compre previamente ralado! Para este prato, não poupe no preço do queijo. Compre o melhor parmesão reggianio que arranjar e rale antes de fazer o arroz.] Misture bem e sirva imediatamente!
Print Friendly and PDF