Cascas estufadas com enchidos

As cascas, ou casulas, são os feijões secos ao sol nas próprias vagens e, em Miranda do Douro, comem-se com butelo, um enchido das partes menos nobres do porco, como os ossinhos das costelas, a cartilagem e o rabo, ensacadas na bexiga ou no estômago.

Deixe as cascas de molho de um dia para o outro. Ferva as cascas em água sem sal durante 30 a 40 minutos. Coe as cascas e guarde a água em que ferveram.

Numa panela grande, deite um fio generoso de azeite e leve a fritar 2 a 3 dentes de alho esmagados com casca, 1 piripiri2 cebolas picadas1 folha de louro. Acrescente os enchidos ou entrecosto de porco e deixe a carne ganhar cor. O Mercado utilizou chouriço, presunto e uns pedaços de entrecosto que tinham sobrado da noite anterior.

Adicione as cascas, salteie uns minutos e acrescente a água reservada, cobrindo as carnes e as cascas. Tempere com sal e deixe cozinhar pelo menos durante 90 minutos. Nessa altura, rectifique os temperos e verifique se as cascas já estão cozidas. As vagens vão sempre manter alguma consistência, mas deverão estar completamente amolecidas. Sirva com um arroz branco e acompanhe com o verde tinto!
Print Friendly and PDF