Tzaziki (dip grego)

Esta receita foi-nos enviada por uma cliente do Mercado. Prometemos experimentar em breve e mostrar o resultado!

Ingredientes:
500g de queijo fresco tipo Quark
1 iogurte grego natural
1 pepino ralado e bem espremido ou deixado no coador a escorrer (se o pepino for pequeno, reduza a dose de queijo fresco)
2 dentes de alho bem ralados ou espremidos (pode adicionar mais alho se gostar de um sabor mais forte)
sal
pimenta moída na altura
1 colher de sopa de azeite
pontas de endro (também conhecido como aneto)

Preparação:
Misture todos os ingredientes. Prove e corrija os temperos. Coloque no frigorífico durante algumas horas.

Deve ser comido com pão e acompanha muito bem saladas e grelhados.

Bolo de flocos de aveia

Numa tigela, deite 1 cup (a medida americana equivalente a 1 chávena de chá) de água a ferver em 1 cup de flocos de aveia e reserve.

Noutro recipiente, misture 1 cup de açúcar amarelo, 1 cup de açúcar branco e 1/2 cup de manteiga. Acrescente 2 ovos, 1 e 1/3 cup de farinha sem fermento, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de canela em pó e 1/2 colher de chá de extracto de baunilha.

Junte os flocos de aveia, que entretanto já absorveram a água, e deite tudo num pirex rectangular untado com óleo.

Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, durante 45 minutos.

Para a cobertura, misture 1/4 cup de manteiga, 1/2 cup de açúcar amarelo, 1/4 cup de leite, 1 cup de miolo de noz picada, 1 cup de coco ralado e 1 colher de chá de extracto de baunilha. Coloque tudo sobre o bolo quente e leve uns minutos a tostar no forno. Tenha cuidado para não queimar a noz.

Salada americana

Numa tigela grande de vidro, coloque uma camada de alface partida aos pedaços - o mercado utilizou 1 alface! Faça uma segunda camada com aipo cortado à rodelas. Para a terceira camada, disponha a cebola bem picadinha. De seguida, acrescente mais uma camada, desta vez de pimento vermelho aos quadradinhos. Termine as camadas de vegetais com ervilhas cozidas (al dente).

Noutra tigela, misture 1 frasco grande de maionese com 2 colheres de sopa de açúcar. Com este preparado faça a sexta camada.

Faça uma nova camada com queijo Parmesão ralado e finalize com uma camada de bacon frito e partido.

Cubra a tigela e leve-a ao frigorífico durante pelo menos 8 horas. Coloque-a (destapada!!) na mesa, já que faz um brilharete ver todas as camadas, e misture apenas quando for servir.

Sopa de beldroegas à moda antiga

Esta foi a primeira vez que o Mercado usou beldroegas na cozinha. Portanto, decidimos, utilizá-las da forma mais tradicional.

Lave 1 molho de beldroegas, separe as folhas e escalde-as.

Retire a casca exterior de 1 cabeça de alho e salteia-a em azeite uns minutos num tacho. Coloque as beldroegas e deixe em lume alto durante 2 minutos. Acrescente 750ml de água. Quando começar a ferver, junte 1 queijo de cabra cortado em quartos.

Misture e adicione 1/2Kg de batatas descascadas às rodelas. Deixe ferver, reduza e coza durante 10 minutos.

Prove e coloque o sal que achar necessário - não se esqueça que o queijo já tem sal. Nesta receita, colocámos 1 colher de chá...

No final, ponha 3 ou 4 ovos a escalfar no caldo e sirva.

Salada de agrião e pimentos

Ponha uma frigideira grande ao lume forte com muito azeite e salteie 2 pimentos vermelhos grandes, cortados às tiras, com sal e pimenta, durante 9 minutos. Os pimentos devem ficar moles e escurecidos nalguns pontos.

Reduza e junte 2 dentes de alho picados. Deixe em lume médio durante 2 minutos. Acrescente 150g de linguiça cortada às rodelas e mantenha em lume brando mais uns minutos, permitindo que os sabores se misturem.

Escorra 20g de alcaparras, passe-as por água fria e junte aos pimentos, com 1 e 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho tinto.

Retire do lume e retifique os temperos. Deixe marinar durante 30 minutos à temperatura ambiente.

Lave e seque 1 molho de agrião. Coloque um montinho em cada prato e coloque a mistura dos pimentos por cima.

Esta é uma receita do belíssimo livro "Cozinhar Depressa e Bem", de Anne Willan.

Como assar pimentos em casa


Se não puder assar os pimentos na brasa, coloque-os directamente sobre o bico de gás até ficarem queimados - devem mesmo ficar negros! - por igual.

Deixe-os suar num saco pástico fechado durante 10 minutos.

Retire a pele. Lave-os em água fria, limpe-os por dentro e corte-os em tiras. Tempere com azeite, alho picado e vinagre de vinho branco.

Da próxima vez, o Mercado vai seguir a dica de um amigo e vai juntar tomilho...

Guacamole

Esta é a primeira de 2 receitas de guacamole que recomendamos.

Junte numa tigela 4 abacates descascados - não se esqueça, deixe 1 dos caroços para não oxidar - 1/2 cebola picada, 1/2 tomate aos cubos, 1 raminho de coentros picados, o sumo de 1/2 limão, 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de Tabasco.

Misture muito bem, retifique os temperos e ponha no frigorífico durante uns minutos.

Se quiser um guacamole mais cremoso, pode juntar 1 colher de sopa de queijo Philadelphia.

Agora a segunda forma de fazer guacamole...

Junte numa tigela a polpa de 4 abacates, 1 cebola cortada grosseiramente, 3 cebolinhos, o sumo de 1/2 limão, 1/2 colher de chá de sal e 1 rodela de pimento picante (pode substituir por 1/2 colher de chá de Tabasco).

Passe tudo com a varinha mágica. Prove e retifique os temperos.

Salpique com cebolinho cortado finamente.

Shot de creme de agrião

Esta é uma excelente forma de servir sopa quando tem pouca ou, por acaso, apareceu mais gente para jantar do que estava à espera. Além disso, tem um ar requintado. Pode servi-la morna ou fria, com um pequeno adorno. O Mercado usou amêndoa torrada num dos shots, queijo ricotta noutro e, por fim, uma lâmina de tomate cherry.

Descasque e corte 1 batata grande, 1 courgette, 1 cebola grande e 2 dentes de alho. Coloque num tacho e cubra com água. Tape e deixe ferver durante 15 minutos.

Junte 1 molho de agrião lavado e ferva apenas mais 5 minutos.

Desligue, acrescente 1 colher de chá de sal grosso, 1 fio de azeite e passe com a varinha mágica.

Legumes assados com nozes


Nesta receita, adaptada do livro "Cozinhar Depressa e Bem", de Anne Willan, os vegetais são cozinhados com casca.

Lave muito bem 4 cenouras, 1 beterraba4 batatas médias. Corte as cenouras às tiras. Corte a beterrabas e as batatas às rodelas. Coloque tudo num tabuleiro de forno e regue abundantemente com azeite. Junte 1 cebola grande descascada e cortada às rodelas e 6 dentes de alho com casca.

Polvilhe os legumes com 1 colher de chá de sal grosso, pimenta preta moída na altura, 2 colheres de chá de açúcar, uma pitada de noz moscada, cravinho moído e cominhos. Acrescente 60g de miolho de noz. Revolva tudo até os legumes estarem bem envolvidos com os condimentos.

Cubra o tabuleiro com folha de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 1 hora. Mexa de 20 em 20 minutos.

Retire a folha de alumínio e deixe tostar durante 5 minutos a 250ºC.

Licor de mirtilo

Não há medidas certas para esta receita. É preciso tentar, tentar, até acertar.

Esterilize o recipiente onde vai colocar o licor, fervendo-o em água durante 5 minutos. Deixe-o secar.

Coloque os mirtilos, açúcar e uma boa aguardente branca Feche hermeticamente, agite e deixe-o repousar durante cerca de 1 mês. Terá que o agitar todos os dias, até não haver qualquer partícula de açúcar em suspensão.

Por fim, junte vinho branco, agite e pode servir-se finalmente.

Se usar mirtilos biológicos, o licor terá o aspecto da direita: menos atraente, mas muito mais saboroso!

Manteiga de alho numa só frase

Esmague 3 dentes de alho descascados num almofariz, junte 1 pacote de manteiga e uma boa dose de salsa cortada (sabia que evita o mau hálito do alho?), misture bem e sirva numa tigela.

As melhores panquecas do Mundo


Esta é uma receita para 4 pessoas.

Numa tigela, junte 1 cup de farinha sem fermento, 1/2 cup de farinha integral, 1 e 1/2 colher de chá de fermento, 3/4 de colher de chá de sal, 1 colher de sopa de açúcar, 1 e 1/4 cup de leite, 1 ovo e 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Bata até a mistura ficar homogénea.

Ponha em lume médio uma frigideira anti-aderente, com um fio de óleo. Deite uma chávena de café da mistura no centro da frigideira. Não mexa. Quando começarem a aparecer bolhas de ar em toda a panqueca, vire-a, deixe-a 30 segundos e retire-a para um prato.

(A primeira panqueca nunca fica perfeita, mas prepara a frigideira para as seguintes, que, essas sim, ficarão no ponto.)

Repita o processo, sem acrescentar mais óleo. Vá empilhando as panquecas para que não arrefeçam.

As panquecas devem ser barradas com manteiga e regadas abundantemente com xarope de ácer. Sabemos que é caro, mas não saberá o que é uma boa panqueca sem esta seiva...
Print Friendly and PDF