Coelho com nabos e segurelha

Esta receita surgiu... por engano. O texto original, que pode encontrar no livro genial de Alfredo Saramago, "Cozinha Alentejana", fala em pato com nabos, que é delicioso. Naquele dia, contudo, o Mercado só tinha coelho e decidiu trocar as ervas aromáticas.

Faça um refogado com 1 cebola picada, 2 dentes de alho esmagados e 6 ramos de segurelha (no caso do pato, seria tomilho).

Junte 4 nabos descascados e cortados em rodelas muito finas e os miúdos do coelho. Envolva e acrescente 1/2 copo de vinho tinto. Deixe apurar durante 5 minutos.

Acrescente 1 coelho cortado em pedaços, sal grosso, pimenta preta e 1/2 copo de vinho tinto. Deixe ferver em lume lento durante pelo menos 1 hora.

Ao servir, se não quiser o nabo, pode retirar os pedaços de coelho e passar o molho por um coador.

Basílico para quê?

A nossa amiga e leitora Sandra Pena deixou-nos a seguinte receita de pesto... sem basílico, como a receita original: 100g de salsa, 50g de queijo parmesão, 2 dentes de alho, 40g de nozes ou pinhões, 120ml de azeite, sal e pimenta a gosto. Picar tudo com a varinha mágica. O Mercado acrescenta: pode congelar!

Quem resiste a uma boa favada?

Experimente a seguinte receita... Ponha num tacho 1 bom molho de coentros atados com um cordel, 1 dente de alho esmagado, 1 folha verde de cebola nova bem cortadinha e 1 chouriço às rodelas. Regue com azeite e coloque nessa cama as favas descascadas. Tape o tacho e coza em lume brando. Sacuda de vez em quando para evitar que pegue. Sirva bem quente e acompanhe com uma salada de alface.

A batata doce serve apenas para doçaria?

Não, não e não! Pode fazer um figurão com um snack muito simples.

Lave bem 1 batata comum e 1 batata doce. Corte em rodelas muito finas. Não se esqueça: deixe a casca! Frite em azeite bem quente e tire quando estiverem douradinhas. Seque bem e tempere com sal.

Tente perceber a diferença entre as batatas... e divirta-se!

É possível misturar espinafres e pão?

É, segundo um livro publicado pela Câmara Municipal de Portel, Alentejo, com o título "Açordas de Algibeira". A receita é da D. Maria Rosa. Faça um refogado com azeite e 10 dentes de alho partidos ao meio. Junte coentros picados e deixe apurar. Coloque 1 molho de espinafres, 2 postas de bacalhau, 1 queijo (fresco ou curado) e colorau a gosto. Deite água e deixe ferver. Junte 2 ovos com cuidado para não desmancharem. Depois de tudo cozido, prove de sal e retire do lume. Corte fatias finas de pão duro e deite o caldo por cima. Num prato à parte, coloque os alimentos (no Alentejo, chamam-lhe os condutos), que se comem com o ensopado.

Courgettes: qual é a receita clássica?

Resposta óbvia: à Provençal. Aqueça um fio de azeite com 1 folha de louro e alhos esmagados (com casca). Junte 1 courgette (igualmente com casca) cortada às rodelas, sal e pimenta preta e salteie. Adicione tomates cherry cortados ao meio, alecrim, manjericão fresco e 1 colher e 1/2 de vinagre balsâmico. Deixe apurar e regue com mais um pouco de azeite. Cozinhe até a courgette ficar macia. Acompanhe com um bife de vaca mal passado.

O que fazer com a salsa que sobra?

 
Esta dúvida chegou através da nossa página do Facebook. O melhor é usá-la num caldo de galinha ou vegetais (ver receita aqui). Mas também pode atar um grande molho de salsa com um cordel e usá-lo num arroz de vitela. Ou mesmo para aromatizar um arroz branco...

Outra sugestão: quando tiver o puré de batata pronto, polvilhe com com salsa picada e um fio de azeite e misture. Dá-lhe um toque diferente.

Como manter salsa e coentros vigorosos sem ter de os congelar?

Eis um truque simples e muito prático: coloque o molho de salsa ou coentros num copo alto, com água a cobrir os pés e mantenha-o no frigorífico.

Para que serve o bolbo do funcho?

Este risotto é uma receita de Maria de Lourdes Modesto, mas decidimos trocar a manteiga por azeite... Deixe aquecer o azeite num tacho e junte o bolbo do funcho cortado às fatias, ao alto. Tape e deixe em lume brando até estar cozido mas estaladiço. Reserve. Para o risotto, pique uma cebola e aloure em azeite. Junte o arroz e envolva na gordura. Regue com 0,5 dl de vinho branco e deixe evaporar em lume forte. Junte os restantes 0,5 dl de vinho e algum caldo de galinha (lembra-se da nossa receita? recorde aqui). Sempre a mexer, vá juntando caldo quente à medida que for absorvido pelo arroz. Quando estiver al dente, retire do lume, junte o funcho e o queijo ralado (não tem que ser Parmesão, como o original; experimente Queijo da Ilha, que é igualmente bom e mais barato), tempere com sal e pimenta preta moída, mexa, tape e deixe repousar.

Bolo de limão e semente de papoila

Esta é uma receita do livro "FamilyFun Homemade Holidays"  e não podia ser mais fácil!

Ligue o forno a 180º. Unte uma forma rectangular (de bolo inglês).

Numa tigela, misture 1 chávena de chá de manteiga, 1 chávena de chá de açúcar, 2 ovos, casca de limão, 1 chávena e ½ de chá de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de sal, 1 chávena de chá de leite e 2 colheres de sopa de sementes de papoila.

Coloque a mistura na forma e leve ao forno durante 45 minutos. Deixe o bolo arrefecer durante 15 minutos e retire da forma.

Entretanto, misture o sumo de 1 limão e uma chávena de chá de açúcar em pó. Fure o bolo em cima com um garfo e verta esta cobertura.

Dica: o bolo pode ser um presente divertido. Embrulhe-o em papel aderente e coloque-o numa forma de bolo nova!

Para que servem as folhas da beterraba?

Não as deite fora! São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. Mais: têm um pigmento natural que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Podem ser comidas cruas na salada, mas experimente salteá-las, como se faz com os espinafres.
Print Friendly and PDF