Cannelloni de requeijão e espinafres

Escolha uma forma metálica de ir ao forno, onde caibam todos os cannelloni numa só camada. Será nela que vai fazer quase toda a receita. A ideia, do chef Jamie Oliver, é poupar na lavagem de loiça e manter todos os nutrientes dos vegetais.

Coloque a forma sobre dois bicos de gás ou eléctricos com 1 colher de sopa de manteiga, 1 fio de azeite1 dente de alho com casca esmagado e noz moscada. Quando o azeite começar a aquecer, salteie 2 molhos de espinafres durante 5 minutos. Retire os espinafres e coloque num coador, com uma tigela por baixo (vai aproveitar essa água).

Enquanto os espinafres arrefecem, vai fazer o molho de tomate na mesma forma onde salteou os espinafres. Junte mais 1 dente de alho esmagado com casca, mais um pouco de azeite, 1 folha de louro, uns raminhos de tomilho3 latas (de 400gr) de tomate inteiro pelado, encha uma das latas com água fria e junte à mistura.

Deixe levantar fervura, acrescente 1 colher de chá de sal grosso, pimenta preta a gosto e 1 colher de café de açúcar. Deixe ferver (não tem de mexer muito) durante 10 minutos. Desligue o lume e volte aos espinafres. Pique os espinafres com a própria água que soltou (o Mercado utilizou a varinha mágica) e misture-os com 400g de requeijão e uma mão cheia de queijo da ilha ralado.

Agora vem a parte mais bicuda: colocar o recheio de espinafres e requeijão dentro dos cannelloni. O chef coloca o recheio dentro de um saco plástico, corta uma ponta do saco e, com a ponta dentro de cada canudo, espreme o saco e o recheio vai entrando. O Mercado prefere sujar as mãos e colocar o recheio com os dedos!

Coloque os cannelloni recheados por cima do molho de tomate, alinhados.
Agora vem o molho branco. Há várias "batotas" possíveis. Jamie Oliver sugere creme fraiche de pacote... O Mercado prefere fazer o molho béchamel. O pior que pode acontecer são os grumos. Não é grave!

Ponha em lume brando 2,5dl de leite. Noutro tachinho, ao lado, também em lume brando, derreta 1 colher de sopa de manteiga e vá deitando 1 colher de sopa de farinha muito suavemente (use uma peneira), sempre a mexer. Quando a manteiga e a farinha estiverem bem misturadas, junte a mistura lentamente ao leite. Mexa o leite durante 5 minutos. Neste altura, o molho já deve estar com a consistência certa. Coloque o molho bechamel numa tigela e misture bem com 1 filete de anchova em conserva bem picadinho. A anchova tem um sabor muito forte, mas, bem misturado, dá um sabor fabuloso a esta receita.

Deite o molho por cima dos cannelloni e depois cubra completamente a forma com queijo da ilha ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos e, nos 5 minutos finais, coloque o forno no grill, para ficar bem tostadinho.
Print Friendly and PDF