Lasanha de atum e espinafres

Esta versão de lasanha surgiu por não haver em casa os ingredientes tradicionais e o resultado é surpreendentemente bom.

Num tacho, salteie em azeite 1 dente de alho com casca, 1 folha de louro e 1 piripiri. Pique finamente 5 cenouras e 1 bolbo de funcho (pode trocar por courgette ou alho francês) e junte ao preparado. Tempere com 1 colher de chá de sal grosso. Acrescente 1 lata de tomate inteiro pelado - é preferível comprar em lata do que fora de época, mas veja se o produto não tem aditivos. Coza em lume brando durante 20 minutos. Passe tudo com a varinha mágica. Escorra 5 latas de atum e junte à mistura. Acrescente 1 molho de espinafres cortado grosseiramente. Mantenha ao lume durante mais 5 minutos. Desligue.

Unte uma assadeira rectangular e coloque uma camada de lasanha seca, seguida de uma camada de vegetais e atum e termine com uma camada de queijo ralado (metade mozzarella, metade queijo ilha). Pode abusar no queijo... Repita as camadas até encher a assadeira. Não se esqueça que deve sempre terminar com o queijo! Leve ao forno a 220ºC durante 30 a 45 minutos.
Print Friendly and PDF